segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Mais um cometa devorado pelo Sol.

Cometas são pequenos astros que se assemelham bastante a montanhas de material congelado orbitando o Sol. Imagina-se que este material congelado sejam as migalhas do que sobrou na formação do Sistema Solar.
Quanto mais os cometas se aproximam do Sol, com o aquecimento, vão desprendendo matéria vaporizada que forma uma grande cabeleira brilhante ao redor do núcleo sólido e gelado. E o mais impressionante: forma-se a cauda de material desprendido do cometa que vai ficando pelo caminho e pode atingir milhões de quilômetros. Por isso mesmo, quanto mais perto do Sol, mais fácil observar o cometa que literalmente cresce de tamanho por causa da matéria vaporizada e que, iluminada pela luz solar, torna-se brilhante. É nesta fase de aproximação solar que um cometa pode se constituir num espetáculo quando observado daqui da Terra, como o cometa McNaught que deu show no hemisfério sul no início de 2007, época muito chuvosa aqui no Brasil que ficou bastante prejudicado na observação deste espetacular cometa.
Mas, se é esta aproximação com o Sol que nos garante espetáculo observacional, por outro lado ela também pode ser um risco fatal para o cometa que, em alguns casos, é completamente vaporizado e pode literalmente colidir com a nossa estrela. Em ambos os casos o cometa morre e o espetáculo observacional já era!
No último dia 2 de janeiro de 2010 um novo pequeno cometa foi descoberto. Nem deu tempo direito de ser melhor observado e no dia 3 de janeiro ele já foi destruído pelo Sol .

Um comentário: